Sobre o Curso

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Prestação de Contas Com Ênfase no Encerramento de Mandato: Aspectos Patrimoniais, Orçamentários e Fiscais

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Sobre o curso

Os cuidados com o último ano da legislatura é essencial para garantir a legalidade e a legitimidade da transição de governo.

Com o propósito de preparar e aperfeiçoar os agentes públicos, o curso foi desenvolvido para o domínio nos procedimentos inerentes ao encerramento e ao início de mandato, bem como conhecer, identificar e gerir os riscos inerentes nesses períodos. Conhecer, identificar e compreender os fundamentos teóricos que norteiam a função, elaboração, execução e controle dos instrumentos de planejamento e orçamentação no Brasil (PPA, LDO e LOA), integrado à concepção prática destes instrumentos, visando à legalidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade na gestão dos recursos públicos, bem como conhecer os fundamentos e procedimentos patrimoniais necessários à regular evidenciação das demonstrações contábeis.

Objetivos

Abordar os aspectos constitucionais, legais, jurisprudenciais e práticos sobre o Encerramento e o Início de Mandato, analisando as ferramentas de planejamento e orçamentação na administração pública brasileira (plano plurianual - PPA, lei de diretrizes orçamentárias - LDO e lei orçamentária anual – LOA), com foco na efetiva entregas das políticas públicas para a sociedade e resguardo à gestão pública. Revisar conceitos relacionados aos procedimentos patrimoniais com vistas ao encerramento do exercício e destacar algumas orientações específicas para elaboração da prestação de contas anual com base na IN TC nº 68/2020.

Ministrar novos conhecimentos e/ou reciclar os servidores na preparação do encerramento de contas em final de exercício e mandato nas áreas contábil, financeira e jurídica, bem como orientar os participantes com procedimentos para evitar a rejeição das contas.

Público-alvo

Servidores Públicos do Executivo e Legislativo Municipal das seguintes áreas:

• Gestores • Vereadores e assessores • Orçamento • Contabilidade • Controle interno • Assessoria jurídica • Demais interessados no tema.

Metodologia
Aulas expositivas com apresentação em slides e exemplos de casos práticos para debate com os alunos. Propõe-se destacar alguns casos concretos de ocorrências identificadas nas prestações de contas anuais que tem levado à reprovação das contas dos gestores, especialmente no último exercício do mandato.
Conteúdo Programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulos I e II: Professor: Alexsander Binda Alves

1-      Aspectos Orçamentários e Fiscais:

1.1-       Introdução.

1.2- Modelos de Administração Pública.

1.3- Normas Aplicáveis.

1.4-            Processo de Transição.

1.5- Responsabilidade Fiscal:

o   Controle de Gastos com Pessoal;

o   Despesas com Pessoal nos últimos 180 dias de Mandato;

o   Operações de Crédito por Antecipação de Receita – ARO;

o   Assunção de Obrigações;

o   Recondução da Dívida.

1.6- Planejamento:

o   Planejamento Estratégico;

o   PPA;

o   LDO;

o   LOA;

o   Princípios Orçamentários;

o   Funções Orçamentárias;

o   Técnicas de Programação.

1.7-            Processo Legislativo.

1.8- Créditos Adicionais.

1.9- Estágios da Receita Pública.

1.10-Estágios da Despesa Pública.

1.11-        Análise das recentes Emendas Constitucionais.

Módulo II: Orientações gerais:

2.1-            Planejamento para o encerramento do mandato.

2.2- Vedações último ano de mandato.

2.3- Relatório de gestão:

o   Comunicação de resultados;

o   Cumprimento de metas;

o   Avaliação de políticas públicas;

2.4- Relatórios de controle interno:

o   Relatórios de auditoria;

o   Certificados de auditoria.

 

Módulo III: Professor: Rodrigo Lubiana Zanotti

3- Aspectos Patrimoniais:

Propõe-se uma abordagem teórica com destaque para os principais conceitos (bases de mensuração, documentos de suporte, registros contábeis) e uma análise de casos concretos com uma visão prática para os seguintes temas:

3.1- O patrimônio enquanto objeto de estudo da ciência contábil.

3.2- O processo de convergência e suas implicações.

3.3- Demonstrações contábeis relacionadas.

3.4- Componentes do balanço patrimonial:

       Caixa e equivalentes de caixa;

       Dívida ativa;

       Estoques;

       Imobilizado;

       Provisões e passivos contingentes.

3.5-       Notas explicativas e políticas contábeis:

     Elaboração de notas explicativas à luz das NBCTSP.

3.6-       Principais ocorrências identificadas nas prestações de contas de exercícios anteriores.

3.7-   Análise de casos concretos e deliberações resultantes.

Palestrantes

RODRIGO LUBIANA ZANOTTI

Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCEES. Graduado em ciências contábeis e com especializações nas áreas de contabilidade e auditoria governamental, atuou como contador na iniciativa privada e posteriormente como contador no setor público. Atuou como auditor de controle externo no Tribunal de Contas do ES realizando atividades de auditoria governamental, posteriormente como coordenador na Secretaria Geral de Controle Externo e como Secretário Geral de Controle Externo. Atualmente Coordena o Núcleo de Controle Externo de Contabilidade. Além dessas atividades atua como instrutor pela Escola de Contas do TCEES, e tem coordenado e participado de diversos projetos no âmbito do Tribunal, com destaque para os projetos que tem por objetivo a automatização dos procedimentos de controle externo.

ALEXANDER BINDA ALVES

Auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCEES. Mestre em Administração (FUCAPE), especialista em Controle na Administração Pública (UFES) e Auditoria Contábil (FACEC), além de graduado em Administração (Centro Universitário Claretiano) e em Ciências Contábeis (Faculdade Castelo Branco). Professor universitário da Fundação Capixaba de Pesquisa (FUCAPE). Possui experiência nas áreas de Administração e Contabilidade Pública, Controle Externo e Interno do Setor Público.

Data

25 de Novembro a 26 de Novembro

Horário

08h:30 às 17h30

Local

Auditório do Hotel Comfort Suítes Vitória, Av. Saturnino de Brito, 1327 - Praia do Canto, Vitória - ES, 29055-180 VITORIA/ES

Carga horária

16 horas

Investimento

R$ R$ 2.990,00

por participante

Condições especiais para grupos

Inclusos

  • Inscrição;
  • Material didático (apostila) e de apoio (Mochila, bloco para anotações e canetas);
  • 02 almoços;
  • 04 coffee breaks; 
  • Certificado (digital) de conclusão do curso aos participantes que comprovadamente cumprirem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária. 

  • FORMA DE PAGAMENTO:

    O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, através de deposito, transferência bancária ou DOC em favor do:

    Instituto Tríade Capacitação e Consultoria Ltda/ME - CNPJ: 36.900.945/0001-07.

    A inscrição será confirmada mediante envio da Nota de Empenho, ordem de serviço, comprovante de depósito ou transferência bancária para o endereço de email: cursos@triadecapacitacao.com.br em até 10 (dez) dias corridos antes da realização do curso.

    BANCO CREDENCIADO:

    Banco SICOOB: 756 – Agência: 3010 – C/C: 150416-9

     

    OBSERVAÇÕES:

    1)      Do Adiamento/Cancelamento do CURSO:

    O Instituto Tríade Capacitação e Consultoria se reserva no direito de adiar ou cancelar seus cursos em até 05 (cinco) dias antes da data prevista, caso o número mínimo de inscritos não seja atingido e formalizará o cancelamento via e-mail e telefone.

    2)      Política de Cancelamento da INSCRIÇÃO:

    Pedidos de cancelamento de inscrição somente serão aceitos em até 05 (cinco) dias antes da data do curso/evento. O reembolso será integral, caso o valor tenha sido pago.

    3)      Para participantes com aquisição de passagens aéreas e hospedagem, pedimos a gentileza em aguardar a confirmação do curso antes da compra.

     

     

    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

    www.triadecapacitacao.com.br

    27 99954-2946

     

     

Formas de pagamento

Transferência ou depósito bancário

Nota de
empenho