Data
06 de Fevereiro a 07 de Fevereiro
Home / ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA OBRAS PÚBLICAS
A proposta do curso visa apresentar, de forma prática e
contextualizada os principais cuidados a tomar no processo orçamentário, desde
os estudos de viabilidade, até o projeto final de engenharia, bem como abordar
os principais procedimentos e boas práticas na estimativa de custos de
contratações de obras públicas.
Capacitar profissionais que lidem
com contratos de obras públicas, seja na execução, contratação, elaboração de
projetos ou fiscalização. Esse treinamento abrange as Lei 13.303/2016 e
14.133/2021 nos seus aspectos orçamentários e de aditivos.
Nesse curso será abordada a
elaboração estratégica de orçamentos e de formação de preços, em todos os seus
detalhes e conceitos. Os participantes conhecerão a estratégia o uso de
serviços agrupados ou não, nível de detalhamento necessário para cada regime de
execução, detalhes de anteprojeto, projeto básico, completo e executivo,
composição do BDI, limites legais e jurisprudenciais, sobrepreço,
superfaturamento, tabelas oficiais, etc.
Servidores públicos e profissionais relacionados com o processo de
gestão, planejamento, orçamentação, contratação e execução de obras
públicas; Gerentes e fiscais de
contratos; Advogados, Peritos, Auditores, Projetistas, Arquitetos e
Engenheiros; Servidores dos setores de Licitação e Compras.
Aulas expositivas com apresentação em slides e exemplos de casos
práticos para debate com os alunos.
1-
O Contrato de Obras Públicas:
1.1- Visão geral sobre as Leis 13.303 e 14.133.
1.2- Superfaturamento e sobrepreço.
1.3- Orçamento de referência.
1.4- Diretrizes gerais.
1.5- Sigilo do orçamento e valor estimado do
preço de referência.
1.6- Contratação integrada, semi-integrada e
suas peculiaridades.
1.7- Projeto básico x projeto executivo.
2-
Orçamento:
2.1- Formação de preço.
2.2- Tabelas oficiais (Sinapi /
Sicro / outras).
2.3- Processo de cotação.
2.4- Cálculo de produtividade.
2.5- Sinapi alterado / Sicro
alterado.
2.6- BDI, seus limites e
construção.
2.7- Acórdão 2622/2013 e sua
correta utilização.
2.8- Decreto 7.983 e seu impacto
nos orçamentos.
2.9- Administração Local e seu
detalhamento em planilhas.
2.10- NT001/SEA.
2.11- Anteprojeto – definição e
abrangência.
2.12- Agrupamento (ou desagrupamento)
de itens.
1.13- Leis sociais.
3-
Matriz de Risco e o impacto no orçamento:
3.1- Apresentação da teoria de riscos.
3.2- Análise de riscos reais.
3.3- Árvore de decisões.
3.4- Valor monetário esperado.
3.5- Definição dos valores de
cada risco (e seu impacto no orçamento).
3.6- Montagem da matriz de
risco.
3.7- Montagem final de orçamento
com precificação de riscos.
3.8- Redefinição de riscos no
BDI.
Perito em engenharia civil do MPF - Ministério Público Federal, responsável pela realização de perícias em contratos de obras públicas (avaliação de superfaturamento, sobrepreço, aditivos e dilações sem previsão legal, condição técnica de edificações, etc) e gestão e fiscalização de obras públicas. Engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); especialista em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com formação executiva em Gestão de Negócios pelo Instituto de Desenvolvimento para Gestão (INDEG – Lisboa, Portugal), Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Inteligência de Mercado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
06 de Fevereiro a 07 de Fevereiro
08h:30 às 17h30
Transamerica Fit Vitória, Av. Nossa Sra. da Penha, 2656 - Santa Luíza, Vitória - ES, 29045-402 Vitória/ES
16 horas
por participante
Inclusos:
·
Inscrição;
· Material didático (apostila impressa) e de apoio (mochila, bloco de anotações e canetas);
· Almoço e coffee break durante o período do curso;
·
Certificado
(digital) de conclusão do curso aos participantes que comprovadamente
cumprirem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.
FORMA DE
PAGAMENTO:
O pagamento da inscrição deverá ser efetuado,
em parcela única, através de deposito, transferência bancária ou DOC em favor
do Instituto Tríade Capacitação e Consultoria Ltda/ME - CNPJ:
36.900.945/0001-07.
A
inscrição será confirmada mediante envio da Nota de Empenho, ordem de serviço,
comprovante de depósito ou transferência bancária para o endereço de email: cursos@triadecapacitacao.com.br em
até 10 (dez) dias corridos antes da data início do curso.
BANCO CREDENCIADO:
Banco
SICOOB: 756 – Agência: 3010 – C/C: 150416-9
OBSERVAÇÕES:
1) Do
Adiamento/Cancelamento do CURSO:
O Instituto Tríade Capacitação e Consultoria se reserva no direito
de adiar ou cancelar seus cursos em até 05 (cinco) dias antes da data prevista,
caso o número mínimo de inscritos não seja atingido e formalizará o
cancelamento via e-mail e telefone.
2)
Política de
Cancelamento da INSCRIÇÃO:
Pedidos de cancelamento de
inscrição somente serão aceitos em até 05 (cinco) dias antes da data do
curso/evento. O reembolso será integral, caso o valor tenha sido pago.
INFORMAÇÕES
E INSCRIÇÕES:
www.triadecapacitacao.com.br
27 99954-2946