Sobre o Curso

Home / ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA OBRAS PÚBLICAS

Compartilhe:

Sobre o curso

A proposta do curso visa apresentar, de forma prática e contextualizada os principais cuidados a tomar no processo orçamentário, desde os estudos de viabilidade, até o projeto final de engenharia, bem como abordar os principais procedimentos e boas práticas na estimativa de custos de contratações de obras públicas.

Objetivos

Capacitar profissionais que lidem com contratos de obras públicas, seja na execução, contratação, elaboração de projetos ou fiscalização. Esse treinamento abrange as Lei 13.303/2016 e 14.133/2021 nos seus aspectos orçamentários e de aditivos.

Nesse curso será abordada a elaboração estratégica de orçamentos e de formação de preços, em todos os seus detalhes e conceitos. Os participantes conhecerão a estratégia o uso de serviços agrupados ou não, nível de detalhamento necessário para cada regime de execução, detalhes de anteprojeto, projeto básico, completo e executivo, composição do BDI, limites legais e jurisprudenciais, sobrepreço, superfaturamento, tabelas oficiais, etc.

Público-alvo

Servidores públicos e profissionais relacionados com o processo de gestão, planejamento, orçamentação, contratação e execução de obras públicas;  Gerentes e fiscais de contratos; Advogados, Peritos, Auditores, Projetistas, Arquitetos e Engenheiros; Servidores dos setores de Licitação e Compras.

Metodologia

Aulas expositivas com apresentação em slides e exemplos de casos práticos para debate com os alunos. 

Conteúdo Programático

1-      O Contrato de Obras Públicas:

1.1- Visão geral sobre as Leis 13.303 e 14.133.

1.2- Superfaturamento e sobrepreço.

1.3- Orçamento de referência.

1.4- Diretrizes gerais.

1.5- Sigilo do orçamento e valor estimado do preço de referência.

1.6- Contratação integrada, semi-integrada e suas peculiaridades.

1.7- Projeto básico x projeto executivo.

2-      Orçamento:

2.1- Formação de preço.

                2.2- Tabelas oficiais (Sinapi / Sicro / outras).

                2.3- Processo de cotação.

                2.4- Cálculo de produtividade.

                2.5- Sinapi alterado / Sicro alterado.

                2.6- BDI, seus limites e construção.

                2.7- Acórdão 2622/2013 e sua correta utilização.

                2.8- Decreto 7.983 e seu impacto nos orçamentos.

                2.9- Administração Local e seu detalhamento em planilhas.

                2.10- NT001/SEA.

                2.11- Anteprojeto – definição e abrangência.

                2.12- Agrupamento (ou desagrupamento) de itens.

                1.13- Leis sociais.

3-      Matriz de Risco e o impacto no orçamento:

3.1- Apresentação da teoria de riscos.

                3.2- Análise de riscos reais.

                3.3- Árvore de decisões.

                3.4- Valor monetário esperado.

                3.5- Definição dos valores de cada risco (e seu impacto no orçamento).

                3.6- Montagem da matriz de risco.

                3.7- Montagem final de orçamento com precificação de riscos.

                3.8- Redefinição de riscos no BDI.

Palestrantes

Daniel Paglia

Perito em engenharia civil do MPF - Ministério Público Federal, responsável pela realização de perícias em contratos de obras públicas (avaliação de superfaturamento, sobrepreço, aditivos e dilações sem previsão legal, condição técnica de edificações, etc) e gestão e fiscalização de obras públicas. Engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); especialista em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com formação executiva em Gestão de Negócios pelo Instituto de Desenvolvimento para Gestão (INDEG – Lisboa, Portugal), Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Inteligência de Mercado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Data

24 de Fevereiro a 25 de Fevereiro

Horário

08h:30 às 17h30

Local

HOTEL QUALITY AEROPORTO VITÓRIA, Av. Rosendo Serapião de Souza Filho, 51 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-020 Vitória/ES

Carga horária

16 horas

Investimento

R$ R$ 3.200,00

por participante

Condições especiais para grupos

Inclusos

  • Inclusos:

    ·         Inscrição;

    ·         Material didático (apostila impressa) e de apoio (mochila, bloco de anotações e canetas);

    ·        Almoço e coffee break durante o período do curso;

    ·         Certificado (digital) de conclusão do curso aos participantes que comprovadamente cumprirem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.

     

    FORMA DE PAGAMENTO:

    O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, através de deposito, transferência bancária ou DOC em favor do Instituto Tríade Capacitação e Consultoria Ltda/ME - CNPJ: 36.900.945/0001-07.

    A inscrição será confirmada mediante envio da Nota de Empenho, ordem de serviço, comprovante de depósito ou transferência bancária para o endereço de email: cursos@triadecapacitacao.com.br em até 10 (dez) dias corridos antes da data início do curso.

    BANCO CREDENCIADO:

    Banco SICOOB: 756 – Agência: 3010 – C/C: 150416-9

     

    OBSERVAÇÕES:

    1)      Do Adiamento/Cancelamento do CURSO:

    O Instituto Tríade Capacitação e Consultoria se reserva no direito de adiar ou cancelar seus cursos em até 05 (cinco) dias antes da data prevista, caso o número mínimo de inscritos não seja atingido e formalizará o cancelamento via e-mail e telefone.

    2)      Política de Cancelamento da INSCRIÇÃO:

    Pedidos de cancelamento de inscrição somente serão aceitos em até 05 (cinco) dias antes da data do curso/evento. O reembolso será integral, caso o valor tenha sido pago.

     

    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

    www.triadecapacitacao.com.br

    27 99954-2946

     

Formas de pagamento

Transferência ou depósito bancário

Nota de
empenho