Data
09 de Junho a 10 de Junho
Home / “CONTRATAÇÕES PÚBLICAS 4.0: DO PLANEJAMENTO À SELEÇÃO DO FORNECEDOR, COM AUXÍLIO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”
• Dominar os Fundamentos Legais:
Compreender e aplicar os principais aspectos da Lei n. 14.133/2021, abordando
suas diretrizes e normas relativas ao planejamento e seleção do fornecedor nas
contratações públicas.
• Planejamento Estratégico:
Desenvolver habilidades para elaborar um planejamento detalhado das
contratações públicas, garantindo eficiência e conformidade com as exigências
legais e administrativas.
• Tecnologias Inovadoras:
Explorar o uso de inteligência artificial e outras tecnologias emergentes no
processo de planejamento e seleção de fornecedores, visando a otimização e
modernização dos procedimentos.
• Critérios de Seleção e
Habilitação: Aprender a definir e aplicar critérios claros e justos para a
seleção e habilitação de fornecedores, assegurando transparência e
competitividade nas licitações públicas.
Servidores
públicos envolvidos na elaboração de estudos técnicos preliminares e termos de
referência; Agentes de contratação, pregoeiros e membros de equipes de apoio;
Profissionais da área de licitações e contratos administrativos; Gestores
públicos responsáveis pela tomada de decisões relacionadas a processos
licitatórios.
O curso tem
um caráter eminentemente prático, com explicações dos assuntos a partir de
problemas reais, trazendo o aluno sempre para uma perspectiva do dia a dia de
quem trabalha na área.
01- Introdução à Lei nº
14.133/2021 e aos Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e Termos de Referência
(TR):
1.1- Noções gerais sobre o processo de contratação pública: agentes
públicos, critérios de julgamento, modos de disputa e modalidades de licitação.
1.2- A etapa de planejamento do processo de contratação pública.
1.3- Principais conceitos e definições relacionados à nova Lei de
Licitações e Contratos Administrativos.
1.4- Objetivos e a importância dos estudos técnicos preliminares e
termos de referência em processos licitatórios.
1.5- Competência para elaboração dos artefatos de planejamento da
contratação.
1.6- Responsabilidade por falhas ou vícios na elaboração de estudos
técnicos preliminares e termos de referência.
1.7- Dispensabilidade do estudo técnico preliminar.
2- Elaboração do Estudo Técnico
Preliminar (ETP):
2.1- Elementos que devem ser considerados na elaboração do Estudo Técnico
Preliminar - ETP:
• Descrição da necessidade da contratação;
• Previsão da contratação no PCA;
• Requisitos da contratação;
• Estimativas das quantidades;
• Levantamento de mercado;
• Estimativa de valor da contratação;
• Descrição da solução como um todo;
• Justificativa para o parcelamento ou não da contratação;
• Demonstrativo dos resultados pretendidos;
• Providências a serem adotas pela Administração;
• Contratações correlatas e/ou interdependentes;
• Descrição de possíveis impactos ambientais;
• Posicionamento conclusivo sobre a viabilidade da contratação.
2.2- Etapas do processo de elaboração do estudo técnico preliminar,
incluindo a análise de viabilidade, identificação de necessidades e definição
de requisitos técnicos.
2.3- Melhores práticas para a elaboração de um estudo técnico
preliminar claro, objetivo e alinhado com as exigências legais.
2.4- Principais cuidados na elaboração dos documentos.
3- Pesquisa de Preços:
3.1- As regras sobre elaboração do orçamento estimado na Lei nº
14.133/2021.
3.2- O regulamento federal de pesquisa de preços – IN Seges n.
65/2021.
3.3- Diferença entre pesquisa de mercado e pesquisa de preços.
3.4- Princípio da padronização na pesquisa de preços.
3.5- Principais fontes de consulta de preços (cesta de preços).
3.6- Sobrepreço e superfaturamento.
3.7- Critérios matemáticos para cálculo do valor estimado da
contratação.
3.8- O uso da Curva ABC na pesquisa de preços.
3.9- A data do orçamento e o marco inicial do reajuste contratual.
3.10- A pesquisa de preços para dispensas e inexigibilidades.
3.11- A pesquisa de preços concomitante com a seleção da proposta mais
vantajosa na dispensa eletrônica.
3.12- A justificativa do preço na contratação por inexigibilidade.
3.13- Jurisprudência do Tribunal de Contas da União.
4- Elaboração do Termo de
Referência (TR):
4.1- Aspectos fundamentais na Elaboração do Termo de Referência – ETP.
4.2- Etapas envolvidas na construção do termo de referência, incluindo
a descrição detalhada do objeto, a definição dos critérios de seleção e
julgamento, e a definição das responsabilidades e obrigações das partes
envolvidas:
• Definição do objeto;
• Fundamentação da contratação;
• Descrição da solução como um todo;
• Requisitos da contratação;
• Modelo de execução do objeto;
• Modelo de gestão do contrato;
• Critérios de medição e pagamento;
• Formas e critérios de seleção do fornecedor;
• Estimativa do valor da contratação;
• Adequação orçamentária
• Boas práticas para redigir um termo de referência
completo, preciso e que atenda às exigências da Lei nº 14.133/2021.
5 – O uso da Inteligência Artificial (IA) na elaboração de
artefatos do planejamento:
5.1 – O que é inteligência artificial;
5.2 – Principais plataformas de IA;
5.2 – Processo de construção do prompt;
5.3 – Uso do ChatGpt para elaboração do ETP;
5.4 – Uso do ChatGpt para elaboração do TR;
5.5 – Riscos no uso da IA na administração pública.
6- As Licitações na Nova Lei:
6.1- A forma eletrônica e as condições para uso da forma presencial.
6.2- Modalidades de licitação: concorrência, pregão, concurso, leilão
e diálogo competitivo. Objeto, critérios de julgamento e agentes responsáveis.
6.3- Rito procedimental do pregão e da concorrência. A ordem de
julgamento e habilitação:
• A inversão de fases.
6.4- Critérios
de julgamento: menor preço, maior desconto, melhor técnica ou conteúdo
artístico, técnica e preço, maior oferta e maior retorno econômico.
6.5- Regimes de contratação: diferença entre empreitada por preço
global e unitário. O regime de fornecimento com prestação de serviço associado.
6.6- Parecer jurídico. Funções de controle, consultoria e
representação judicial e extrajudicial da advocacia pública.
6.7- Modos de disputa: aberto, fechado e combinado.
6.8- Garantia de proposta.
6.9- Julgamento da proposta:
• Inexequibilidade de preços;
• Negociação;
• Saneamento de falhas.
6.10- Etapa de habilitação. Regras gerais. Vistoria técnica
obrigatória. Diligências:
• Habilitação jurídica (pessoa física e jurídica);
• Habilitação fiscal, social e trabalhista;
• Habilitação técnica: capacidade
técnico-profissional e técnico-operacional. Limites e formas para comprovação;
• Habilitação
econômico-financeira.
6.11- Encerramento da licitação:
• Restituição para correção de falhas ou vícios;
• Revogação por conveniência ou oportunidade;
• Anulação de ofício ou por provocação de terceiros;
• Adjudicação e homologação do certame.
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Brasília, onde já atuou como Diretor de Licitações, pregoeiro, leiloeiro e presidente de comissões especiais de licitação. Pós-graduado em Licitações e Contratos, bacharel em Direito e Administração de Empresas. Colaborador do Instituto Serzedello Corrêa, unidade do TCU responsável pelas ações de capacitação do órgão, e também da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), onde ministra o curso de Fundamentos de Pregão Eletrônico. Já ministrou diversos cursos de formação e capacitação de pregoeiros pelo Brasil. Atuou como Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, na área de Correição.
09 de Junho a 10 de Junho
08h:30 às 17h30
VITÓRIA, VITORIA VITORIA/ES
16 horas
por participante
R$ 3.200,00 por
participante
Inclusos:
·
Inscrição;
·
Material didático
(apostila impressa) e de apoio (mochila, bloco de anotações e caneta);
·
02 almoços e 04 coffee
breaks;
·
Certificado (digital)
de conclusão do curso aos participantes que comprovadamente cumprirem, no
mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.
FORMA DE PAGAMENTO:
O
pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, através de
deposito, transferência bancária ou DOC em favor do Instituto Tríade
Capacitação e Consultoria Ltda/ME - CNPJ: 36.900.945/0001-07.
A inscrição será confirmada mediante envio
da Nota de Empenho, ordem de serviço, comprovante de depósito ou transferência
bancária para o endereço de email: cursos@triadecapacitacao.com.br em até 07 (sete) dias corridos antes da realização do curso.
BANCO CREDENCIADO: Banco SICOOB: 756 – Agência: 3010 – C/C: 150416-9
OBSERVAÇÕES:
1) Do Adiamento/Cancelamento do CURSO:
O
Instituto Tríade Capacitação e Consultoria se reserva no direito de adiar ou
cancelar seus cursos em até 05 (cinco) dias antes da data prevista, caso o
número mínimo de inscritos não seja atingido e formalizará o cancelamento via
e-mail e telefone.
2)
Política de Cancelamento da INSCRIÇÃO:
Pedidos de cancelamento de inscrição somente serão
aceitos em até 05 (cinco) dias antes da data do curso/evento. O reembolso será
integral, caso o valor tenha sido pago.
3) Para participantes com aquisição de passagens
aéreas e hospedagem, pedimos a gentileza em aguardar a confirmação do curso
antes da compra.