Data
03 de Setembro a 05 de Setembro
Home / CURSO COMPLETO DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS Entenda a Nova Lei 14.133/2021: Introdução às Novas Regras das Contratações Públicas e Etapas do Planejamento à Seleção de Fornecedores (Elaboração do ET, TR, Pesquisa de Preços e Contratação Direta).
Capacitar agentes públicos e demais
interessados quanto às inovações trazidas pela Lei 14.133/2021 – a Nova Lei de
Licitações, com enfoque na implementação prática dos conceitos e procedimentos
nela previstosos, bem como planejar, coordenar e executar os processos de
contratação por pregão, com e sem registro de preços, legislação, doutrina e
decisões do Tribunal de Contas da União. Ao fi nal do curso, o participante
estará apto a conduzir um pregão eletrônico no sistema comprasnet, adotando
todos os procedimentos necessários à divulgação do certame e à realização da
sessão pública, com destaque para a operacionalização de atos relacionados à prevenção
ou correção dos problemas mais frequentes ocorridos durante o pregão, bem como analisar
as regras presentes no edital de licitação, compreendendo adequadamente todos
os requisitos fi xados no documento como, por exemplo, exigências de habilitação,
condições de participação, regime preferencial para as pequenas empresas, forma
de apresentação da proposta, dentre outros assuntos.. Preparar o participante,
por meio de um módulo prático (simulação no Ambiente do Governo, atualizado
pela IN SEGES/ME 73/2022), para atuar de acordo com a Lei 14.133/21 e a IN
SEGES/ME 73/2022.
Agentes públicos em geral da
Administração direta da união, estados e municípios, autarquias e fundações,
assessores jurídicos, Secretários, Gestores, membros da CPL, Pregoeiro; membros
da Equipe de Apoio, agentes de contratação, fiscais e gestores de contratos,
ordenadores de despesas e demais agentes públicos envolvidos no processo de
contratação pública e todos os demais agentes públicos envolvidos nos
procedimentos de contratação das administrações públicas.
O curso tem um caráter eminentemente prático,
com explicações dos assuntos a partir de problemas reais, trazendo o aluno
sempre para uma perspectiva do dia a dia de quem trabalha na área.
MÓDULO 1 - NOÇÕES GERAIS:
1.
Dever
constitucional de licitar.
2.
Normas gerais e
normas específicas.
3.
Os pequenos
municípios e o art. 176 da nova lei.
4.
Objeto da Lei n.º
14.133/21
5.
Regime diferenciado
para as micro e pequenas empresas. As restrições impostas pela nova lei aos
benefícios da LC n. 123/06.
6.
Definições.
7.
Agentes públicos
responsáveis pela condução do certame. Requisitos gerais e vedações. Gestão por
competência:
a.
Agente de
contratação;
b.
Comissão de
contratação;
c.
Pregoeiro.
8.
A etapa de
planejamento na nova lei. Plano anual de contratações, estudo técnico
preliminar, projeto básico, gestão de risco, governança nas contratações.
MÓDULO 2:
ELABORAÇÃO DO ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR:
2.1- Elementos que devem ser considerados na
elaboração do estudo técnico preliminar:
·
Descrição da necessidade da contratação.
·
Previsão da contratação no PCA.
·
Requisitos da contratação.
·
Estimativas das quantidades.
·
Levantamento de mercado.
·
Estimativa de valor da contratação.
·
Descrição da solução como um todo.
·
Justificativa para o parcelamento ou não da
contratação.
·
Demonstrativo dos resultados pretendidos.
·
Providências a serem adotas pela
Administração.
·
Contratações correlatas e/ou interdependentes.
·
Descrição de possíveis impactos ambientais.
·
Posicionamento conclusivo sobre a viabilidade
da contratação.
2.2- Etapas do
processo de elaboração do estudo técnico preliminar, incluindo a análise de
viabilidade, identificação de necessidades e definição de requisitos técnicos.
MÓDULO 3: PESQUISA DE PREÇOS:
3.1- As regras sobre elaboração do orçamento
estimado na Lei nº 14.133/2021.
3.2- O regulamento federal de pesquisa de preços
– IN Seges n. 65/2021;
3.3- Diferença entre pesquisa de mercado e
pesquisa de preços;
3.4- Princípio da padronização na pesquisa de
preços;
3.5- Principais fontes de consulta de preços
(cesta de preços);
3.6- Sobrepreço e superfaturamento;
3.7- Critérios matemáticos para cálculo do valor
estimado da contratação;
3.8- O uso da Curva ABC na pesquisa de preços;
3.9- A data do orçamento e o marco inicial do
reajuste contratual;
3.10- A pesquisa de preços para dispensas e
inexigibilidades
3.11- A pesquisa de preços concomitante com a
seleção da proposta mais vantajosa na dispensa eletrônica;
3.12- A justificativa do preços na contratação
por inexigibilidade;
3.13- Jurisprudência do Tribunal de Contas da
União;
MÓDULO 4: ELABORAÇÃO DO TERMO DE
REFERÊNCIA:
4.1- Aspectos fundamentais na elaboração do termo
de referência.
4.2- Etapas envolvidas na construção do termo de
referência, incluindo a descrição detalhada do objeto, a definição dos
critérios de seleção e julgamento, e a definição das responsabilidades e
obrigações das partes envolvidas:
·
Definição do
objeto.
·
Fundamentação da contratação.
·
Descrição da solução como um todo.
·
Requisitos da
contratação.
·
Modelo de execução do objeto.
·
Modelo de gestão do contrato.
·
Critérios de medição e pagamento.
·
Formas e critérios de seleção do fornecedor.
·
Estimativa do valor da contratação.
·
Adequação orçamentária.
·
Boas práticas para redigir um termo de
referência completo, preciso e que atenda às exigências da Lei nº 14.133/2021.
MÓDULO 5 - AS LICITAÇÕES NA NOVA LEI:
5.1- A forma eletrônica e as condições para uso da forma presencial.
5.2-
Modalidades de
licitação: concorrência, pregão, concurso, leilão e diálogo competitivo.
Objeto, critérios de julgamento e agentes responsáveis.
5.3- Rito procedimental do pregão e da concorrência.
5.4- A ordem de julgamento e habilitação.
5.5- A inversão de fases.
5.6- Critérios de julgamento: menor preço, maior desconto, melhor técnica
ou conteúdo artístico, técnica e preço, maior oferta e maior retorno econômico.
5.7- Parecer jurídico. Funções de controle, consultoria e representação
judicial e extrajudicial da advocacia pública.
5.8- Modos de disputa: aberto,
fechado e combinado.
5.9- Garantia de proposta.
5.10- Julgamento da proposta:
·
Inexequibilidade de
preços;
·
Negociação;
·
Saneamento de
falhas.
5.11-
Etapa de
habilitação. Regras gerais. Vistoria técnica obrigatória. Diligências.
·
Habilitação
jurídica (pessoa física e jurídica);
·
Habilitação fiscal,
social e trabalhista;
·
Habilitação técnica:
capacidade técnico-profissional e técnico-operacional. Limites e formas para
comprovação;
·
Habilitação
econômico-financeira;
·
Encerramento da
licitação;
·
Restituição para
correção de falhas ou vícios;
·
Revogação por
conveniência ou oportunidade;
·
Anulação de ofício
ou por provocação de terceiros;
·
Adjudicação e
homologação do certame.
MÓDULO 6 - CONTRATAÇÃO DIRETA E SANÇÕES
ADMINISTRATIVAS:
6.1- O processo de contratação direta:
·
Documentação para
instrução do processo;
·
Publicidade.
6.2- A inexigibilidade de licitação:
·
Fornecedor ou
prestador exclusivo;
·
Trabalho técnico
com profissional ou empresa de notória especialização;
·
Contratação de
artista consagrado pela opinião pública ou crítica especializada;
·
Hipóteses de
credenciamento;
·
Aquisição ou
locação de imóvel.
6.3- Dispensa de licitação:
·
Contratos de
pequeno valor;
·
Licitação deserta
ou fracassada;
·
Contratação
emergencial.
6.4- Sanções administrativas:
·
Diferenças entre o
regime da lei n.º 8.666/93 e a nova Lei;
·
Espécies de
penalidades;
·
Princípio da
tipicidade;
·
Processo de apuração
e o efeito suspensivo;
·
Reabilitação das
empresas punidas;
·
Publicidade.
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Brasília, onde já atuou como Diretor de Licitações, pregoeiro, leiloeiro e presidente de comissões especiais de licitação. Pós-graduado em Licitações e Contratos, bacharel em Direito e Administração de Empresas. Colaborador do Instituto Serzedello Corrêa, unidade do TCU responsável pelas ações de capacitação do órgão, e também da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), onde ministra o curso de Fundamentos de Pregão Eletrônico. Já ministrou diversos cursos de formação e capacitação de pregoeiros pelo Brasil. Atuou como Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, na área de Correição.
03 de Setembro a 05 de Setembro
08h:30 às 17h30
VITÓRIA/ES, VITÓRIA/ES VITÓRIA/ES
24 horas
por participante
·
Inscrição;
·
Material didático (apostila impressa) e de
apoio (mochila, caderno de anotações e canetas);
·
03 Almoços e 06 coffee breaks;
· Certificado (digital) de conclusão do curso aos participantes que comprovadamente cumprirem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.
FORMA DE
PAGAMENTO:
O pagamento da inscrição deverá ser
efetuado, em parcela única, através de deposito, transferência bancária ou DOC
em favor do Instituto Tríade Capacitação e Consultoria Ltda/ME -
CNPJ: 36.900.945/0001-07.
A inscrição será confirmada mediante envio da Nota de Empenho,
ordem de serviço, comprovante de depósito ou transferência bancária para o
endereço de email: cursos@triadecapacitacao.com.br em até 10 (dez) dias corridos antes
da data início do curso.
BANCO CREDENCIADO:
Banco SICOOB: 756 – Agência: 3010 – C/C: 150416-9
OBSERVAÇÕES:
1) Do
Adiamento/Cancelamento do CURSO:
O Instituto Tríade Capacitação e
Consultoria se reserva no direito de adiar ou cancelar seus cursos em até 05
(cinco) dias antes da data prevista, caso o número mínimo de inscritos não seja
atingido e formalizará o cancelamento via e-mail e telefone.
2) Política de Cancelamento da INSCRIÇÃO:
Pedidos
de cancelamento de inscrição somente serão aceitos em até 05 (cinco) dias antes
da data do curso/evento. O reembolso será integral, caso o valor tenha sido
pago.
3) Para
participantes com aquisição de passagens aéreas e hospedagem, pedimos a
gentileza em aguardar a confirmação do curso antes da compra.