Sobre o Curso

Home / CONTROLE E AUDITORIA DE PROCESSOS LICITATÓRIOS E DE CONTRATOS

CONTROLE E AUDITORIA DE PROCESSOS LICITATÓRIOS E DE CONTRATOS

Compartilhe:

Sobre o curso

A atividade de licitação tem forte relação com a geração de resultados para a sociedade e elevada materialidade de recursos envolvidos. Sobre a materialidade dos recursos envolvidos, a atividade de contratações no Brasil alcançou média de 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no período de 2006 a 2016, representando valores em torno de R$1 trilhão por ano. (RIBEIRO e INÁCIO JÚNIOR, 2019).

 

Entretanto, mesmo com todo esse volume de recursos e a criticidade paras as políticas públicas, a atividade de contratações padece de graves deficiências nas estruturas e nos processos de governança, gestão de riscos e controles internos.

 

Por esse motivo, a auditoria, como terceira linha das contratações, tem potencial de agregar valor e melhorar os processos de licitações e contratos da organização. Neste curso, você irá conhecer as principais estratégias e metodologias que podem ser adotadas para fornecer serviços de avaliação e consultoria eficientes para aperfeiçoar e melhorar a estrutura de governança, gestão de riscos e controles internos das contratações com base na Lei nº 14.133/2021.

Objetivos

       ·    Conhecer as principais inovações da Lei nº 14.133/2021 no que se refere ao papel da auditoria como terceira linha das contratações;

·    Compreender as novas modalidades, regimes de execução, modos de disputa, fases da licitação e outros aspectos relevantes da atuação da auditoria;

·    Aplicar as principais técnicas de auditoria para detecção e prevenção de erros e fraudes na análise de licitações e contratos;

·  Avaliar e analisar os principais riscos de erros, fraudes e corrupção (riscos de integridade) em contratações para implantar uma estrutura eficiente de controles internos, visando evitar sua ocorrência, reduzindo responsabilização dos agentes públicos que desempenham função essencial.

Público-alvo

Servidores públicos federais, estaduais e municipais que atuam na governança e gestão de contratações, setor de compras, pregoeiro, orçamentista, equipe de planejamento da contratação, gestores e fiscais de contratos, jurídico, controle interno, auditoria interna.

Metodologia
Conteúdo Programático

1. CONCEITOS BÁSICOS:

1.1. Auditoria e Teoria da Agência;

1.2. O papel da auditoria na governança pública;

1.3. Normas Nacionais e Internacionais de Auditoria no Setor Público;

1.4. O modelo de três linhas e o controle das contratações;

1.5. Materialidade, relevância, risco e oportunidade das contratações;

1.6. Desperdício do gasto público em contratações: corrupção e ineficiência;

1.7. Definição de fraude e erro na literatura nacional e internacional;

1.8. Responsabilidade do auditor em erros e fraudes.

2. TESTES DE AUDITORIA EM LICITAÇÃO E CONTRATOS (LEI Nº 14.133/21)

2.1.   Auditoria no Estudo Técnico Preliminar, Termo de Referência e Projetos (Riscos relacionados com o ETP, TR, PB, Anteprojeto e Projeto Executivo):

2.1.1. Especificação restritiva do objeto;

2.1.2. Fracionamento, loteamento e parcelamento;

2.1.3. Sobrepreço/orçamento falso;

2.1.4. Superestimava de quantidades;

2.1.5. Vínculo entre autor do projeto básico e licitante;

2.1.6. Fraude no Registro de Preços;

2.1.7. Atividade prática de análise de um Estudo Técnico Preliminar com apoio de checklist atualizado pela Lei nº 14.133/2021.

2.2.   Auditoria no Edital de Licitação (Principais riscos e pontos de atenção):

2.2.1.  Garantia de proposta para controle de interessados em obras públicas;

2.2.2.  Capacidade econômica exagerada;

2.2.3.  Idoneidade financeira ou bancária;

2.2.4.  “Quitação” em vez de “regularidade” fiscal;

2.2.5.  Certidão negativa de débito salarial e infrações trabalhistas;

2.2.6.  Certidão de regularidade sindical;

2.2.7.  Outras certidões ou certificações indevidas;

2.2.8.  Alvará do município da licitação;

2.2.9.  Capacidade técnica irregular;

2.2.10. Visita técnica restritiva;

2.2.11. Amostras subjetivas, indevidas, onerosas;

2.2.12. Empresas com sócios em comum;

2.2.13. Outros métodos de restrição no edital;

2.2.14  Atividade prática de análise de um Edital com apoio de checklist atualizado pela Lei nº 14.133/2021.

2.3.   Auditoria na Publicação do Certame (Principais riscos e pontos de atenção):

2.3.1. Aviso genérico ou enganoso;

2.3.2. Aviso falso;

2.3.3. Aviso intempestivo;

2.3.4. Edital “caça ao tesouro”.

2.4. Auditoria na fase de julgamento e habilitação (Principais riscos e pontos de atenção):

2.4.1. Propostas fictícias ou de cobertura;

2.4.2. Documentos emitidos em sequência;

2.4.3. Datas incoerentes;

2.4.4. Proporção linear nos preços;

2.4.5. Propostas com a mesma diagramação, erros ortográficos e gramaticais;

2.4.6. Empresas “fantasmas” ou de “fachada”;

2.4.7. Coincidência de sócios, representantes ou responsáveis técnicos;

2.4.8. Vínculos entre licitantes e servidores públicos;

2.4.9. Documentos falsos: atestados, balanços, certidões;

2.4.10. Assinaturas divergentes;

2.4.11. Fornecedores distantes e desconhecidos;

2.4.12. Montagem pura e simples;

2.4.13. Atividade prática de análise de documentos de habilitação da fase externa com apoio de checklist atualizado pela Lei nº 14.133/2021.

2.5. Auditoria em Contratos (Principais riscos e pontos de atenção):

2.5.1. Superfaturamento: quantidade, qualidade e preço;

2.5.2. Subcontratação indevida;

2.5.3. Pagamento irregular;

2.5.4. Aditivo ilegítimo;

2.5.5. Química.

3. GARANTINDO EFETIVIDADE AOS TRABALHOS DE AUDITORIA:

3.1. Principais técnicas de auditoria aplicadas na análise de licitações e contratos;

3.2. Cuidados necessários na adequada evidenciação dos achados;

3.3. Responsabilidade dos agentes públicos na legislação e jurisprudência do TCU;

3.4. Responsabilidade das empresas contratadas na legislação e jurisprudência do TCU.

4. PREVENÇÃO DE RISCOS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS (COMO APERFEIÇOAR A GOVERNANÇA E GESTÃO DAS CONTRATAÇÕES):

4.1. Principais estruturas e processos de governança e gestão de contratações (Resolução CNJ nº 347/2020 e Portaria Seges nº 8.678/2021): PCA, PLS, Gestão de Riscos e Controles Internos, Gestão por Competências, Políticas de Compras, Compras Conjuntas, Estoques, Sustentabilidade, Diretrizes para a Gestão de Contratos, Definição de Objetivos, Indicadores e Metas e processo de trabalho de planejamento da contratação, seleção do fornecedor e gestão contratual;

4.2. Implantação do modelo de 3 linhas do art. 169 da Lei 14.133/2021;

4.3. Principais controles internos para mitigar os riscos das fases de planejamento da contratação seleção do fornecedor e gestão contratual. Melhores práticas;

4.4. Estruturas e processos de um Programa de Integridade em Compras Públicas.

Palestrantes

KLEBERSON SOUZA

Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2022).
Especialista em Direito e Controle Externo da Administração Pública pela FGV e em Auditoria Contábil e Tributária pela UFMT, com certificação internacional pela Internacional Organization for Standardization - ISO em Gestão de Riscos (C31000).
Coautor dos livros Como Combater à Corrupção em Licitações – Detecção e Prevenção de Fraudes e Como Combater o Desperdício no Setor Público – Gestão de Riscos na Prática, ambos lançados pela Editora Fórum em 2016 e 2019, respectivamente; autor dos livros de Avaliação de Controles Internos: Contratações Públicas e Implantação de Governança no Setor Público, lançados pela Editora Publicontas do TCE/MT em 2017 e 2019, respectivamente e autor do Guia de Integridade das Empresas Estatais Federias, publicado pela CGU em 2015.

Data

01 de Dezembro a 02 de Dezembro

Horário

08h:30 às 17h30

Local

HOTEL COMFORT SUÍTES VITÓRIA, Av. Saturnino de Brito, 1327 - Praia do Canto, Vitória - ES, 29055-180 VITÓRIA/ES

Carga horária

16 horas

Investimento

R$ R$ 3.690,00

por participante

Condições especiais para grupos

Inclusos

  • ·         Inscrição;

    ·         Material didático (apostila impressa) e de apoio (mochila, bloco de anotações e canetas);

    ·         02 almoços e 04 coffee breaks;

    ·         Certificado (digital) de conclusão do curso aos participantes que comprovadamente cumprirem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.

     

    FORMA DE PAGAMENTO:

    O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, através de deposito, transferência bancária ou DOC em favor do Instituto Tríade Capacitação e Consultoria Ltda/ME - CNPJ: 36.900.945/0001-07.

    A inscrição será confirmada mediante envio da Nota de Empenho, ordem de serviço, comprovante de depósito ou transferência bancária para o endereço de email: cursos@triadecapacitacao.com.br em até 10 (dez) dias corridos antes da data início do curso.

    BANCO CREDENCIADO:

    Banco SICOOB: 756 – Agência: 3010 – C/C: 150416-9

     

    OBSERVAÇÕES:

    1)      Do Adiamento/Cancelamento do CURSO:

    2)      O Instituto Tríade Capacitação e Consultoria se reserva no direito de adiar ou cancelar seus cursos em até 05 (cinco) dias antes da data prevista, caso o número mínimo de inscritos não seja atingido e formalizará o cancelamento via e-mail e telefone.

    3)      Política de Cancelamento da INSCRIÇÃO:

    Pedidos de cancelamento de inscrição somente serão aceitos em até 05 (cinco) dias antes da data do curso/evento. O reembolso será integral, caso o valor tenha sido pago.

    3) Para participantes com aquisição de passagens aéreas e hospedagem: pedimos a gentileza em aguardar a confirmação do curso antes da compra.

     

    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

    www.triadecapacitacao.com.br

    27 99954-2946 

Formas de pagamento

Transferência ou depósito bancário

Nota de
empenho