Data
01 de Dezembro a 02 de Dezembro
Home / CONTROLE E AUDITORIA DE PROCESSOS LICITATÓRIOS E DE CONTRATOS
A atividade de licitação tem forte relação com a geração de resultados
para a sociedade e elevada materialidade de recursos envolvidos. Sobre a
materialidade dos recursos envolvidos, a atividade de contratações no Brasil
alcançou média de 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no período de 2006 a
2016, representando valores em torno de R$1 trilhão por ano. (RIBEIRO e INÁCIO
JÚNIOR, 2019).
Entretanto, mesmo com todo esse volume de recursos e a criticidade paras
as políticas públicas, a atividade de contratações padece de graves
deficiências nas estruturas e nos processos de governança, gestão de riscos e
controles internos.
Por esse motivo, a auditoria, como terceira linha das contratações, tem
potencial de agregar valor e melhorar os processos de licitações e contratos da
organização. Neste curso, você irá conhecer as principais estratégias e metodologias
que podem ser adotadas para fornecer serviços de avaliação e consultoria
eficientes para aperfeiçoar e melhorar a estrutura de governança, gestão de
riscos e controles internos das contratações com base na Lei nº 14.133/2021.
· Conhecer as principais inovações da Lei nº 14.133/2021 no que se refere ao papel da auditoria como terceira linha das contratações;
·
Compreender as novas
modalidades, regimes de execução, modos de disputa, fases da licitação e outros
aspectos relevantes da atuação da auditoria;
·
Aplicar as
principais técnicas de auditoria para detecção e prevenção de erros e fraudes na análise de
licitações e contratos;
·
Avaliar e analisar
os principais riscos de erros, fraudes e corrupção (riscos de integridade) em
contratações para implantar uma estrutura eficiente de controles internos,
visando evitar sua ocorrência, reduzindo responsabilização dos agentes públicos
que desempenham função essencial.
Servidores
públicos federais, estaduais e municipais que atuam na governança e gestão de
contratações, setor de compras, pregoeiro, orçamentista, equipe de planejamento
da contratação, gestores e fiscais de contratos, jurídico, controle interno,
auditoria interna.
1. CONCEITOS BÁSICOS:
1.1.
Auditoria e Teoria da Agência;
1.2.
O papel da auditoria na governança pública;
1.3.
Normas Nacionais e Internacionais de Auditoria no Setor Público;
1.4.
O modelo de três linhas e o controle das contratações;
1.5.
Materialidade, relevância, risco e oportunidade das contratações;
1.6.
Desperdício do gasto público em contratações: corrupção e ineficiência;
1.7.
Definição de fraude e erro na literatura nacional e internacional;
1.8.
Responsabilidade do auditor em erros e fraudes.
2. TESTES DE AUDITORIA EM LICITAÇÃO E CONTRATOS
(LEI Nº 14.133/21)
2.1. Auditoria no Estudo Técnico Preliminar,
Termo de Referência e Projetos (Riscos relacionados com o ETP, TR, PB,
Anteprojeto e Projeto Executivo):
2.1.1. Especificação restritiva do objeto;
2.1.2. Fracionamento, loteamento e parcelamento;
2.1.3. Sobrepreço/orçamento falso;
2.1.4. Superestimava de quantidades;
2.1.5. Vínculo entre autor do projeto básico e licitante;
2.1.6. Fraude no Registro de Preços;
2.1.7. Atividade prática de análise de um Estudo Técnico
Preliminar com apoio de checklist atualizado pela Lei nº 14.133/2021.
2.2. Auditoria no Edital de Licitação (Principais
riscos e pontos de atenção):
2.2.1. Garantia de proposta
para controle de interessados em obras públicas;
2.2.2. Capacidade econômica
exagerada;
2.2.3. Idoneidade
financeira ou bancária;
2.2.4. “Quitação” em vez de
“regularidade” fiscal;
2.2.5. Certidão negativa de
débito salarial e infrações trabalhistas;
2.2.6. Certidão de
regularidade sindical;
2.2.7. Outras certidões ou
certificações indevidas;
2.2.8. Alvará do município
da licitação;
2.2.9. Capacidade técnica
irregular;
2.2.10. Visita técnica restritiva;
2.2.11. Amostras subjetivas, indevidas, onerosas;
2.2.12. Empresas com sócios em comum;
2.2.13. Outros métodos de restrição no edital;
2.2.14 Atividade prática de
análise de um Edital com apoio de checklist atualizado pela Lei nº 14.133/2021.
2.3. Auditoria na Publicação do Certame
(Principais riscos e pontos de atenção):
2.3.1. Aviso genérico ou enganoso;
2.3.2. Aviso falso;
2.3.3. Aviso intempestivo;
2.3.4. Edital “caça ao tesouro”.
2.4.
Auditoria na fase de julgamento e habilitação (Principais riscos e pontos de
atenção):
2.4.1. Propostas fictícias ou de cobertura;
2.4.2. Documentos emitidos em sequência;
2.4.3. Datas incoerentes;
2.4.4. Proporção linear nos preços;
2.4.5. Propostas com a mesma diagramação, erros ortográficos e
gramaticais;
2.4.6. Empresas “fantasmas” ou de “fachada”;
2.4.7. Coincidência de sócios, representantes ou responsáveis
técnicos;
2.4.8. Vínculos entre licitantes e servidores públicos;
2.4.9. Documentos falsos: atestados, balanços, certidões;
2.4.10. Assinaturas divergentes;
2.4.11. Fornecedores distantes e desconhecidos;
2.4.12. Montagem pura e simples;
2.4.13. Atividade prática de análise de documentos de habilitação
da fase externa com apoio de checklist atualizado pela Lei nº 14.133/2021.
2.5. Auditoria
em Contratos (Principais riscos e pontos de atenção):
2.5.1. Superfaturamento: quantidade, qualidade e preço;
2.5.2. Subcontratação indevida;
2.5.3. Pagamento irregular;
2.5.4. Aditivo ilegítimo;
2.5.5. Química.
3. GARANTINDO EFETIVIDADE AOS TRABALHOS DE
AUDITORIA:
3.1. Principais técnicas de auditoria aplicadas na análise de
licitações e contratos;
3.2. Cuidados necessários na adequada evidenciação dos achados;
3.3. Responsabilidade dos agentes públicos na legislação e
jurisprudência do TCU;
3.4. Responsabilidade das empresas contratadas na legislação e
jurisprudência do TCU.
4. PREVENÇÃO DE
RISCOS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS
(COMO APERFEIÇOAR A GOVERNANÇA E GESTÃO DAS CONTRATAÇÕES):
4.1. Principais estruturas e processos de governança e gestão de
contratações (Resolução CNJ nº 347/2020 e Portaria Seges nº 8.678/2021): PCA,
PLS, Gestão de Riscos e Controles Internos, Gestão por Competências, Políticas
de Compras, Compras Conjuntas, Estoques, Sustentabilidade, Diretrizes para a
Gestão de Contratos, Definição de Objetivos, Indicadores e Metas e processo de
trabalho de planejamento da contratação, seleção do fornecedor e gestão
contratual;
4.2. Implantação do modelo de 3 linhas do art. 169 da Lei
14.133/2021;
4.3. Principais controles internos para mitigar os riscos das
fases de planejamento da contratação seleção do fornecedor e gestão contratual.
Melhores práticas;
4.4. Estruturas e processos de um Programa de Integridade em
Compras Públicas.
Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2022).
Especialista em Direito e Controle Externo da Administração Pública pela FGV e em Auditoria Contábil e Tributária pela UFMT, com certificação internacional pela Internacional Organization for Standardization - ISO em Gestão de Riscos (C31000).
Coautor dos livros Como Combater à Corrupção em Licitações – Detecção e Prevenção de Fraudes e Como Combater o Desperdício no Setor Público – Gestão de Riscos na Prática, ambos lançados pela Editora Fórum em 2016 e 2019, respectivamente; autor dos livros de Avaliação de Controles Internos: Contratações Públicas e Implantação de Governança no Setor Público, lançados pela Editora Publicontas do TCE/MT em 2017 e 2019, respectivamente e autor do Guia de Integridade das Empresas Estatais Federias, publicado pela CGU em 2015.
01 de Dezembro a 02 de Dezembro
08h:30 às 17h30
HOTEL COMFORT SUÍTES VITÓRIA, Av. Saturnino de Brito, 1327 - Praia do Canto, Vitória - ES, 29055-180 VITÓRIA/ES
16 horas
por participante
·
Inscrição;
·
Material didático (apostila impressa) e de
apoio (mochila, bloco de anotações e canetas);
·
02 almoços e 04 coffee breaks;
·
Certificado (digital) de conclusão do curso
aos participantes que comprovadamente cumprirem, no mínimo, 75% (setenta e
cinco por cento) da carga horária.
FORMA
DE PAGAMENTO:
O
pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, através de
deposito, transferência bancária ou DOC em favor do Instituto Tríade
Capacitação e Consultoria Ltda/ME - CNPJ: 36.900.945/0001-07.
A inscrição será confirmada mediante
envio da Nota de Empenho, ordem de serviço, comprovante de depósito ou
transferência bancária para o endereço de email: cursos@triadecapacitacao.com.br em até 10 (dez) dias corridos antes da data início do curso.
BANCO
CREDENCIADO:
Banco SICOOB: 756
– Agência: 3010 – C/C: 150416-9
OBSERVAÇÕES:
1) Do Adiamento/Cancelamento do CURSO:
2) O Instituto Tríade Capacitação e
Consultoria se reserva no direito de adiar ou cancelar seus cursos em até 05
(cinco) dias antes da data prevista, caso o número mínimo de inscritos não seja
atingido e formalizará o cancelamento via e-mail e telefone.
3)
Política de Cancelamento da INSCRIÇÃO:
Pedidos de cancelamento de inscrição somente
serão aceitos em até 05 (cinco) dias antes da data do curso/evento. O reembolso
será integral, caso o valor tenha sido pago.
3) Para
participantes com aquisição de passagens aéreas e hospedagem: pedimos a gentileza em aguardar a
confirmação do curso antes da compra.
INFORMAÇÕES
E INSCRIÇÕES:
www.triadecapacitacao.com.br
27 99954-2946