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CURSO PRÁTICO GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - LEI nº 14.133/21

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Sobre o curso
Objetivos

Capacitar profissionais para a gestão e fiscalização de contratos administrativos, com base na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/21), focando em aspectos legais, técnicos e práticos.

Público-alvo

Gestores e fiscais de contratos, servidores públicos, advogados, consultores, e demais profissionais envolvidos na gestão e fiscalização de contratos administrativos.

Metodologia

O curso será conduzido por meio de aulas teóricas expositivas, discussões em grupo, análise de estudos de caso e exercícios práticos, com o objetivo de proporcionar uma compreensão aprofundada e aplicada da Lei nº 14.133/21.

Conteúdo Programático

Módulo 1: Introdução à Lei nº 14.133/21 e Princípios da Contratação Pública:

1.1-        O fundamento constitucional da contratação pública: art. 37, inciso XXI.

1.2-        Visão geral da Lei nº 14.133/21: contexto, objetivos e principais mudanças em relação às legislações anteriores.

1.3-        Fases do processo de contratação pública: planejamento, seleção do fornecedor, gestão contratual.

1.4-        Agentes públicos que atuam no processo de contratação: requisitos, atribuições e responsabilidades.

1.5-        Publicidade de acordo com a nova lei de licitações: Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.

Módulo 2: Planejamento da Contratação e Seleção de Fornecedores:

2.1-        Planejamento da contratação: estudos técnicos preliminares, termo de referência, projeto básico e instrumentos de planejamento.

2.2-        Procedimentos para seleção de fornecedores: modalidades de licitação, critérios de julgamento, tipos de licitação.

2.3-        Análise de riscos e definição de garantias contratuais.

Módulo 3: Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos:

3.1-        Papel e atribuições do gestor e do fiscal do contrato.

3.2-        Formalização dos contratos administrativos.

3.3-        Regime Jurídico dos Contratos Administrativos.

3.4-        Dos Contratos Escritos.

3.5-        Dos Instrumentos de formalização do contrato.

3.6-        Dos Contratos Verbais.

3.7-        Diferença entre contrato e ata de registro de preços.

3.8-        Prorrogação dos Contratos Administrativos.

3.9-            Prazos dos Contratos Administrativos.

3.10-         Vigência, Validade e Eficácia dos Contratos Administrativos.

3.11-         Prazos de execução, conclusão, entrega e recebimento.

3.12-         Prorrogação Contratual.

3.13-         Contrato de execução continuada (por prazo certo) e contrato por escopo.

3.14-         Hipóteses de prorrogação.

3.15-         Alterações em Contratos Administrativos.

3.16-         Alterações Contratuais.

3.17-         Alterações Unilaterais.

3.18-         Alterações Qualitativas.

3.19-         Alterações Quantitativas.

3.20-         Alterações Consensuais.

3.21-         Limites das Alterações Contratuais.

3.22-         Formalização das Alterações Contratuais: termo aditivo e apostilamento.

3.23-         Atualização do Valor Contratual.

3.24-         Equilíbrio Econômico-Financeiro do Contrato.

3.25-         Modalidades de Atualização do Valor dos Contratos.

3.26-         Reajuste de Preços.

3.27-         Repactuações.

3.28-         Reajuste x Repactuação.

3.29-         Revisão ou Reequilíbrio Econômico-Financeiro.

3.30-         Sanções Administrativas e Processo Administrativo Sancionador.

3.31-         Obrigatoriedade.

3.32-         Advertência (infrações leve).

3.33-         Multa (infrações médias).

3.34-         Impedimento de contratar com a administração (infrações graves).

3.35-         Declaração de inidoneidade para licitar e contratar (infrações gravíssimas)

3.36-         Desconsideração da Personalidade Jurídica.

3.37-         Infrações à Lei Anticorrupção.

3.38-         Processo administrativo Sancionador.

3.39-         Procedimento de aplicação de penalidade.

Módulo 4: Módulo Prático de Fiscalização de Contratos:

4.1 - Simulação de gestão e fiscalização de um contrato administrativo, com base em um estudo de caso.

4.2-   Elaboração de relatórios de fiscalização: identificação de irregularidades, proposição de medidas corretivas.

4.3-   Discussão de estratégias para a solução de conflitos e negociação com fornecedores.

Palestrantes

EVALDO ARAÚJO RAMOS

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Brasília, onde já atuou como Diretor de Licitações, pregoeiro, leiloeiro e presidente de comissões especiais de licitação. Pós-graduado em Licitações e Contratos, bacharel em Direito e Administração de Empresas. Colaborador do Instituto Serzedello Corrêa, unidade do TCU responsável pelas ações de capacitação do órgão, e também da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), onde ministra o curso de Fundamentos de Pregão Eletrônico. Já ministrou diversos cursos de formação e capacitação de pregoeiros pelo Brasil. Atuou como Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, na área de Correição.

Data

04 de Dezembro a 05 de Dezembro

Horário

08h:30 às 17h30

Local

HOTEL COMFORT SUÍTES VITÓRIA, Av. Saturnino de Brito, 1327 - Praia do Canto, Vitória - ES, 29055-180 VITÓRIA/ES

Carga horária

16 horas

Investimento

R$ R$ 3.690,00

por participante

Condições especiais para grupos

Inclusos

  • Inclusos:

    ·         Inscrição;

    ·         Material didático (apostila impressa) e de apoio (mochila, caderno de anotações e canetas);

    ·         02 Almoços e 04 coffee breaks;

    ·         Certificado (digital) de conclusão do curso aos participantes que comprovadamente cumprirem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.

     

    FORMA DE PAGAMENTO:

    O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, através de deposito, transferência bancária ou DOC em favor do Instituto Tríade Capacitação e Consultoria Ltda/ME - CNPJ: 36.900.945/0001-07.

    A inscrição será confirmada mediante envio da Nota de Empenho, ordem de serviço, comprovante de depósito ou transferência bancária para o endereço de email: cursos@triadecapacitacao.com.br em até 10 (dez) dias corridos antes da data início do curso.

    BANCO CREDENCIADO:

    Banco SICOOB: 756 – Agência: 3010 – C/C: 150416-9

     

    OBSERVAÇÕES:

    1)      Do Adiamento/Cancelamento do CURSO:

    O Instituto Tríade Capacitação e Consultoria se reserva no direito de adiar ou cancelar seus cursos em até 05 (cinco) dias antes da data prevista, caso o número mínimo de inscritos não seja atingido e formalizará o cancelamento via e-mail e telefone.

    2)      Política de Cancelamento da INSCRIÇÃO:

    Pedidos de cancelamento de inscrição somente serão aceitos em até 05 (cinco) dias antes da data do curso/evento. O reembolso será integral, caso o valor tenha sido pago.

    3) Para participantes com aquisição de passagens aéreas e hospedagem:  pedimos a gentileza em aguardar a confirmação do curso antes da compra.

     

    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

    www.triadecapacitacao.com.br

    27 99954-2946

     

Formas de pagamento

Transferência ou depósito bancário

Nota de
empenho