Data
25 de Fevereiro a 27 de Fevereiro
Home / CURSO COMPLETO DA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS – LEI Nº 14.133/21 Introdução às Novas Regras das Contratações Públicas e Etapas do Planejamento à Seleção de Fornecedores: Elaboração do ET, TR, Pesquisa de Preços e Contratação Direta (Dispensa e Inexigib
Capacitar agentes públicos e demais interessados quanto às inovações
trazidas pela Lei 14.133/2021 – a Nova Lei de Licitações, com enfoque na
implementação prática dos conceitos e procedimentos nela previstosos, bem como
planejar, coordenar e executar os processos de contratação por pregão, com e
sem registro de preços, legislação, doutrina e decisões do Tribunal de Contas
da União. Ao fi nal do curso, o participante estará apto a conduzir um pregão
eletrônico no sistema comprasnet, adotando todos os procedimentos necessários à
divulgação do certame e à realização da sessão pública, com destaque para a
operacionalização de atos relacionados à prevenção ou correção dos problemas
mais frequentes ocorridos durante o pregão, bem como analisar as regras
presentes no edital de licitação, compreendendo adequadamente todos os
requisitos fi xados no documento como, por exemplo, exigências de habilitação,
condições de participação, regime preferencial para as pequenas empresas, forma
de apresentação da proposta, dentre outros assuntos.. Preparar o participante,
por meio de um módulo prático (simulação no Ambiente do Governo, atualizado
pela IN SEGES/ME 73/2022), para atuar de acordo com a Lei 14.133/21 e a IN
SEGES/ME 73/2022.
Agentes públicos em geral da Administração direta da união, estados e
municípios, autarquias e fundações, assessores jurídicos, Secretários,
Gestores, membros da CPL, Pregoeiro; membros da Equipe de Apoio, agentes de
contratação, fiscais e gestores de contratos, ordenadores de despesas e demais
agentes públicos envolvidos no processo de contratação pública e todos os demais
agentes públicos envolvidos nos procedimentos de contratação das administrações
públicas.
O curso
tem um caráter eminentemente teórico-prático, com explicações dos assuntos a
partir de problemas reais, trazendo o aluno sempre para uma perspectiva do dia
a dia de quem trabalha na área.
MÓDULO 1 - NOÇÕES GERAIS:
1.
Dever
constitucional de licitar.
2.
Normas gerais e
normas específicas.
3.
Os pequenos
municípios e o art. 176 da nova lei.
4.
Objeto da Lei n.º
14.133/21
5.
Regime diferenciado
para as micro e pequenas empresas. As restrições impostas pela nova lei aos
benefícios da LC n. 123/06.
6.
Definições.
7.
Agentes públicos
responsáveis pela condução do certame. Requisitos gerais e vedações. Gestão por
competência:
a.
Agente de
contratação;
b.
Comissão de
contratação;
c.
Pregoeiro.
8.
A etapa de
planejamento na nova lei. Plano anual de contratações, estudo técnico
preliminar, projeto básico, gestão de risco, governança nas contratações.
MÓDULO 2: ELABORAÇÃO DO ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR:
2.1- Elementos que devem ser
considerados na elaboração do estudo técnico preliminar:
·
Descrição da necessidade da contratação.
·
Previsão da contratação no PCA.
·
Requisitos da contratação.
·
Estimativas das quantidades.
·
Levantamento de mercado.
·
Estimativa de valor da contratação.
·
Descrição da solução como um todo.
·
Justificativa para o parcelamento ou não da
contratação.
·
Demonstrativo dos resultados pretendidos.
·
Providências a serem adotas pela
Administração.
·
Contratações correlatas e/ou interdependentes.
·
Descrição de possíveis impactos ambientais.
·
Posicionamento conclusivo sobre a viabilidade
da contratação.
2.2- Etapas do processo de elaboração do estudo técnico preliminar,
incluindo a análise de viabilidade, identificação de necessidades e definição
de requisitos técnicos.
MÓDULO 3: PESQUISA DE PREÇOS:
3.1- As regras sobre elaboração do orçamento estimado na Lei nº
14.133/2021.
3.2- O regulamento federal de pesquisa de preços – IN Seges n.
65/2021;
3.3- Diferença entre pesquisa de mercado e pesquisa de preços;
3.4- Princípio da padronização na pesquisa de preços;
3.5- Principais fontes de consulta de preços (cesta de preços);
3.6- Sobrepreço e superfaturamento;
3.7- Critérios matemáticos para cálculo do valor estimado da
contratação;
3.8- O uso da Curva ABC na pesquisa de preços;
3.9- A data do orçamento e o marco inicial do reajuste contratual;
3.10- A pesquisa de preços para dispensas e inexigibilidades
3.11- A pesquisa de preços concomitante com a seleção da proposta mais
vantajosa na dispensa eletrônica;
3.12- A justificativa do preços na contratação por inexigibilidade;
3.13- Jurisprudência do Tribunal de Contas da União;
MÓDULO 4: ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA:
4.1- Aspectos fundamentais na elaboração do termo de referência.
4.2- Etapas envolvidas na construção do termo de referência, incluindo
a descrição detalhada do objeto, a definição dos critérios de seleção e
julgamento, e a definição das responsabilidades e obrigações das partes
envolvidas:
·
Definição do
objeto.
·
Fundamentação da contratação.
·
Descrição da solução como um todo.
·
Requisitos da
contratação.
·
Modelo de execução do objeto.
·
Modelo de gestão do contrato.
·
Critérios de medição e pagamento.
·
Formas e critérios de seleção do fornecedor.
·
Estimativa do valor da contratação.
·
Adequação orçamentária.
·
Boas práticas para redigir um termo de
referência completo, preciso e que atenda às exigências da Lei nº 14.133/2021.
MÓDULO 5 - AS LICITAÇÕES NA NOVA LEI:
5.1- A forma eletrônica e as condições para uso da forma presencial.
5.2-
Modalidades de
licitação: concorrência, pregão, concurso, leilão e diálogo competitivo.
Objeto, critérios de julgamento e agentes responsáveis.
5.3-
Rito procedimental
do pregão e da concorrência.
5.4-
A ordem de
julgamento e habilitação.
5.5-
A inversão de fases.
5.6-
Critérios de
julgamento: menor preço, maior desconto, melhor técnica ou conteúdo artístico,
técnica e preço, maior oferta e maior retorno econômico.
5.7-
Parecer jurídico.
Funções de controle, consultoria e representação judicial e extrajudicial da
advocacia pública.
5.8-
Modos de disputa: aberto, fechado e combinado.
5.9- Garantia de proposta.
5.10- Julgamento da proposta:
·
Inexequibilidade de
preços;
·
Negociação;
·
Saneamento de
falhas.
5.11-
Etapa de
habilitação. Regras gerais. Vistoria técnica obrigatória. Diligências.
·
Habilitação
jurídica (pessoa física e jurídica);
·
Habilitação fiscal,
social e trabalhista;
·
Habilitação
técnica: capacidade técnico-profissional e técnico-operacional. Limites e
formas para comprovação;
·
Habilitação
econômico-financeira;
·
Encerramento da
licitação;
·
Restituição para
correção de falhas ou vícios;
·
Revogação por
conveniência ou oportunidade;
·
Anulação de ofício
ou por provocação de terceiros;
·
Adjudicação e
homologação do certame.
MÓDULO 6 - CONTRATAÇÃO DIRETA E SANÇÕES ADMINISTRATIVAS:
6.1- O processo de contratação direta:
·
Documentação para
instrução do processo;
·
Publicidade.
6.2- A inexigibilidade de licitação:
·
Fornecedor ou
prestador exclusivo;
·
Trabalho técnico
com profissional ou empresa de notória especialização;
·
Contratação de
artista consagrado pela opinião pública ou crítica especializada;
·
Hipóteses de
credenciamento;
·
Aquisição ou
locação de imóvel.
6.3- Dispensa de licitação:
·
Contratos de
pequeno valor;
·
Licitação deserta
ou fracassada;
·
Contratação
emergencial.
6.4- Sanções administrativas:
·
Diferenças entre o
regime da lei n.º 8.666/93 e a nova Lei;
·
Espécies de
penalidades;
·
Princípio da
tipicidade;
·
Processo de
apuração e o efeito suspensivo;
·
Reabilitação das
empresas punidas;
·
Publicidade.
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Brasília, onde já atuou como Diretor de Licitações, pregoeiro, leiloeiro e presidente de comissões especiais de licitação. Pós-graduado em Licitações e Contratos, bacharel em Direito e Administração de Empresas. Colaborador do Instituto Serzedello Corrêa, unidade do TCU responsável pelas ações de capacitação do órgão, e também da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), onde ministra o curso de Fundamentos de Pregão Eletrônico. Já ministrou diversos cursos de formação e capacitação de pregoeiros pelo Brasil. Atuou como Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, na área de Correição.
25 de Fevereiro a 27 de Fevereiro
08h:30 às 17h30
HOTEL COMFORT SUÍTES VITÓRIA, Av. Saturnino de Brito, 1327 - Praia do Canto, Vitória - ES, 29055-180 VITORIA/ES
24 horas
por participante
Inclusos:
·
Inscrição;
·
Material didático (apostila impressa) e de
apoio (mochila, caderno de anotações e canetas);
·
03 Almoços e 06 coffee breaks;
·
Certificado (digital) de conclusão do curso
aos participantes que comprovadamente cumprirem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga
horária.
FORMA DE PAGAMENTO:
O pagamento da inscrição deverá ser
efetuado, em parcela única, através de deposito, transferência bancária ou DOC
ou PIX em favor do Instituto Tríade Capacitação e Consultoria Ltda/ME
- CNPJ: 36.900.945/0001-07.
A inscrição será confirmada mediante
envio da Nota de Empenho, ordem de serviço, comprovante de depósito ou
transferência bancária para o endereço de email: cursos@triadecapacitacao.com.br em até 10 (dez) dias corridos antes da data início do curso.
BANCO CREDENCIADO:
Banco SICOOB: 756 – Agência: 3010 – C/C: 150416-9
Chave PIX:
36.900.945/0001-07
OBSERVAÇÕES:
1)
Do
Adiamento/Cancelamento do CURSO:
O Instituto Tríade Capacitação e
Consultoria se reserva no direito de adiar ou cancelar seus cursos em até 05
(cinco) dias antes da data prevista, caso o número mínimo de inscritos não seja
atingido e formalizará o cancelamento via e-mail e telefone.
2)
Política de Cancelamento da INSCRIÇÃO:
Pedidos
de cancelamento de inscrição somente serão aceitos em até 05 (cinco) dias antes
da data do curso/evento. O reembolso será integral, caso o valor tenha sido
pago.
3) Para
participantes com aquisição de passagens aéreas e hospedagem: pedimos a gentileza em aguardar a confirmação
do curso antes da compra.